Projeto “Educação em Cena” encerra 2ª Edição com exibição, debate e celebração

O projeto “Educação em Cena” celebrou o encerramento de seu Circuito de Exibições de 2025 com um grande evento de estreia realizado na Sociedade Médica de Uberlândia, no dia 19 de novembro (quarta-feira). 

Com entrada gratuita, o público compareceu para prestigiar os trabalhos, participar de uma roda de conversa, desfrutar de pipoca e receber brindes exclusivos, disponibilizados pelos apoiadores do projeto.

O evento final marcou o ápice de um circuito que teve início em 10 de novembro, com quatro pré-estreias nas instituições contempladas: CCAU Canaã (10/11), CCAU Planalto e Comunidade Vida (12/11) e SESC (14/11).

Curtas-metragens, roda de conversa e reconhecimento

A noite foi dedicada à exibição dos curtas-metragens produzidos pelos participantes — adolescentes, jovens e adultos das quatro instituições — que transformaram seus celulares em ferramentas de expressão autoral, explorando a linguagem digital com propósito.

Após as exibições, a programação promoveu a aguardada roda de conversa, com debate sobre o processo criativo,  as narrativas autênticas desenvolvidas e o impacto transformador da produção audiovisual nas comunidades de Uberlândia. 

O público interagiu ativamente com os envolvidos no projeto e pôde aprofundar a discussão sobre temas levantados nos curtas. A distribuição de pipoca e brindes fornecidos pelos apoiadores reforçou o ambiente acolhedor e de celebração. As pipocas foram fornecidas ADESG  (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra ) – Delegacia de Uberlândia Já o Instituto Algar forneceu kits com brindes que foram sorteados ao final do debate.

Além dos trabalhos dos alunos, a exibição geral incluiu o documentário ‘Reescrevendo a Vida’, resultado do projeto ‘Filme processo resultado de oficinas de audiovisual para adultos do Programa EJA’, viabilizado pela Lei Paulo Gustavo e vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de Uberlândia.

O projeto do documentário ‘Reescrevendo a Vida‘ teve como proponente Janaina Moura (gestora de comunicação do ‘Educação em Cena’) e contou com Ady Torres (proponente do ‘Educação em Cena’) na função de produtora executiva. 

O Circuito de Exibições de 2025 é fruto de um processo contínuo e gradual de levar educação e cultura por meio do audiovisual. Desde 2024, o projeto tem ampliado o alcance, capacitando cada vez mais jovens e adultos a transformarem seus celulares em ferramentas de expressão autoral.

Sobre o Projeto “Educação em Cena”

Após o sucesso de sua primeira edição em 2024, o projeto “Educação em Cena” retornou em agosto de 2025 propondo uma nova jornada pelo audiovisual. A iniciativa aposta no potencial das redes sociais como ferramentas de expressão, formação e troca cultural entre adolescentes, jovens e adultos de Uberlândia.

Na prática, o projeto contemplou quatro instituições da cidade: CCAU – Creches Comunitárias Associadas de Uberlândia (Bairro Canaã), CCAU – Creches Comunitárias Associadas de Uberlândia (Bairro Planalto), Comunidade Vida e SESC Uberlândia com oficinas que incluíram roteiro, captação e edição de vídeos feitos com celular, além de palestras e rodas de conversa. Os mais de 90 participantes foram capacitados a transformar suas vivências e identidades em conteúdos relevantes, explorando a linguagem digital com propósito.

Seguindo o formato da edição anterior, o trabalho culmina na produção de curtas-metragens de até 5 minutos, sendo um por instituição. O objetivo é estimular a produção autoral e fortalecer o vínculo entre educação, cultura e tecnologia, promovendo a diversidade e trocas culturais no ambiente digital.

No ano passado, com o incentivo do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC) e da Lei Paulo Gustavo (LPG) ,  o projeto Educação em Cena  levou as oficinas de audiovisual para 5 OSCs e 1 escola pública de Uberlândia.

Das seis instituições foram contempladas com a iniciativa, duas foram no primeiro semestre (ABC do Glória e Periferarte) e 4 no segundo semestre ( CCAU Canaã, Instituto Vamos Crescer, Projetos Sociais Estação Vida e Programa Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Professor Eurico Silva.

“O sucesso das pré-estreias comprova o engajamento dos nossos alunos e a potência do audiovisual como ferramenta de inclusão e aprendizado. Ao longo das edições, o ‘Educação em Cena’ tem superado objetivos, conquistado mais empresas e instituições apoiadoras e com isso o projeto amplia o seu alcance e capacita cada vez mais jovens e adultos a descobrirem suas vozes,  expressarem suas narrativas plurais, e assim construírem uma cultura digital mais rica e consciente. Concluímos 2025 com a certeza de que o projeto fortalece o vínculo entre cultura e comunidade, e a expectativa de que este trabalho continue a promover o protagonismo digital e o diálogo cultural em Uberlândia. 

O Educação em Cena é um trabalho realizado com recursos do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC), vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de Uberlândia.

O projeto conta ainda com o apoio do Instituto Algar, Sociedade Médica de Uberlândia e Close Comunicação.