O segundo semestre do Educação em Cena já conta com mais duas instituições parceiras: o Instituto de Formação Vamos Crescer e o EJA da escola Eurico Silva, ambas em Uberlândia.
Com o objetivo de promover um espaço de criação e reflexão sobre cinema, redes sociais e educação e estimular a produção cinematográfica, as aulas, que tiveram início em agosto, buscam democratizar o ensino do audiovisual, tornando-o mais acessível através de instrumentos do dia a dia, como o celular. Até dezembro, cada instituição produzirá e apresentará ao público curtas-metragens com temas de sua escolha.
O projeto Educação em Cena, que é viabilizado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura e pela Lei Paulo Gustavo, tem como objetivo o ensino prático de noções básicas da linguagem audiovisual, buscando munir os alunos de ferramentas de auto expressão e criatividade, além de torná-los pensadores mais críticos acerca dos conteúdos que assistem.
As oficinas no Instituto Vamos Crescer acontecerão às sextas-feiras das 15h às 17h, enquanto as do EJA ocorrerão na escola Eurico Silva às terças-feiras às 19h. Nelas, os alunos irão compreender todo o processo por trás da gravação de uma produção audiovisual, tornando-se roteiristas, atores, cinegrafistas, produtores, entre tantas outras funções.
Ao final do semestre, os curtas serão exibidos em uma sessão de cinema aberta ao público e os participantes receberão certificados de conclusão do curso.
Este é um projeto realizado com recursos do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC) e da Lei Paulo Gustavo. Nos acompanhe nas redes sociais e fique sempre por dentro do projeto: @educacaoemcenaudi.